A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural e suas empresas vinculadas – EPAGRI, CIDASC e CEASA se mobilizaram para criar o Programa Agroinovação SC. O Programa Agroinovação SC veio para aumentar a competitividade de Santa Catarina, com ações voltadas à inovação que visa propiciar o aprimoramento da política pública do setor e inserir a pasta agro na articulação do ecossistema de inovação do Estado.
Conexão externa para a orquestração do ecossistema agro
Realização de diagnósticos do setor de inovação voltado às atividades agropecuárias do ecossistema de inovação agro, por meio de mapeamentos, diagnósticos e ativação do ecossistema, identificando necessidades e oportunidades para o agronegócio.
Desenvolvimento de metodologia para operação do Programa de Inovação e suporte às estratégias, como o Laboratório de Inovação, que busca auxiliar os servidores no desenvolvimento de soluções inovadoras. Há também o Laboratório Vivo Agro (Living Lab Agroinovação SC), que busca testar a eficiência e a eficácia das soluções em ambiente público (da pasta agro) e ambiente rural junto ao produtor, testando a aplicação das tecnologias em condições reais de uso.
Qualificação continuada dos servidores com foco em nivelamento conceitual e identificação de desafios reais para a indução de soluções inovadoras. As ações ocorrem de maneira simultânea ao longo do projeto e devem ser incorporadas às pastas e ao dia a dia do servidor de forma permanente.